segunda-feira, 21 de abril de 2014

O Fim da Inocência

Informações rápidas:
Titulo: O Fim da Inocência
Autor: Francisco Salgueiro
Nº de páginas: 224
Edição: 1ª.               Data: Outubro de 2010                Editora: Leya
Temáticas abordadas: Problemas comuns na adolescência de hoje em dia: jogos sexuais, drogas, álcool.
 Classificação da obra: 17/ 20




"Hoje em dia os pais têm pouca ideia daquilo que realmente se passa com o filhos.

Julgam que as suas adolescências são iguais às que tiveram e deixam-nos à solta. Acontece que a realidade actual é muitíssimo diferente daquilo que oiço dizer que era nos anos setenta, oitenta e noventa.

É uma realidade em que o sexo e as drogas fazem parte do dia-a-dia"


Assim, começa o relato da vida de uma jovem adolescente portuguesa, a Inês. Nesta pequena nota, escrita por ela fica um alerta a todos os leitores. Um alerta para que não desistam da leitura deste livro. Pois, se o fizermos uma lição de vida para pais, educadores e adolescentes ficará perdida. Uma história real, de uma adolescente que aos olhos de todos era perfeita, mas por detrás da fama que adquire entre os amigos, está apenas uma criança que se arrepende de tudo o que fez, mas tarde demais.
A obra de Francisco Salgueiro, tornou-se um bestseller por algum motivo. Esse motivo, para mim, deve-se ao facto desta obra ter uma grande história por detrás de todo o acontecimento descrito. Afinal, Inês não passa de uma adolescente a querer experimentar coisas que sempre lhe foram desconhecidas.Uma criança inocente, não preparada para a vida e bastante influenciável por aquilo a que chamamos "amigos". Talvez, já estivesse na altura de alguém desmascarar a inocência que se pensa que os adolescentes, do século XXI, têm. Vivemos numa sociedade onde nada é impossível de acontecer. Muitos assuntos descritos pelo autor são tabus entre pais e filhos, educadores e alunos.
A forma como a vida de Inês é descrita, pelo autor, torna esta obra simplesmente deliciosa! A maneira da escrita de FRANCISCO SALGUEIRO, fascinou-me assim que abri a primeira página do livro rapidamente viciei e percebi que se deixasse aquele livro na mesinha de cabeceira iria perder uma história de vida tão real e tão forte como a de esta adolescente.
O livro relata sem dúvida aquilo que muitos desconhecem. Problemas graves da adolescência de hoje, são desconhecidos aos olhos de muita gente. Apesar, do livro estar destinado a pais e educadores, creio que não nos podemos esquecer de alertar a geração que é relatada no livro: os adolescentes. Eu li. Fiquei apaixonada, desde o 1º momento. A maneira como eram descritos os acontecimentos ao longo do livro e da forma como a descrição era feita, cativam a leitura de qualquer jovem, mesmo que seja “anti-leituras”! Eu aprendi. Para mim, certos assuntos tratados no livro eram semi-tabus. Acho que mesmo sendo adolescente não tinha a verdadeira impressão do risco que corre a minha geração. Festivais, discotecas, álcool, sexo e drogas, sempre existiram. Agora, eu, sinceramente e falando de verdade, não tinha noção deste perigo!Sim, para mim este livro foi mesmo pôr termo "Ao fim da (minha) inocência". É um bocado triste aquilo que se lê no livro. Confesso até que a Inês foi uma personagem que me metia tanta raiva... Às vezes apetecia-me esganá-la e dizer-lhe " Hey, miúda! Acorda para a vida, assim não vais longe" , outras apetecia-me dar-lhe uma chapada porque eu acho que muitas das coisas têm a ver com a falta de regras, como a minha mãe diz "Isso é falta de chapada"... Mas se esses momentos tiveram presentes, confesso, de coração que muitas vezes , apetecia-me saltar para dentro do livro e abraçar a Inês!Afinal ela é uma adolescente, tal como eu. Há coisas que custam a engolir e a história dela foi uma delas. Não sei, mas será que o que aconteceu se deveu a falta de carinho? Afinal os pais eram demasiado ocupados (como (agora) é normal), mas desde os 13 anos que Inês e o grupo de amigos davam a entender que precisavam de alguém presente. Porque se esse alguém existisse as maratonas de vídeos pornográficos na casa dos amigos não existiam,  certo? 
Para mim, a leitura , como adolescente que sou, é muito fácil de realizar. Todo o palavreado encontrado na obra é comum entre a maioria das conversas dos jovens adolescentes. Esta leitura, só me fez refletir sobre o quão perigoso é “viver ao rubro, sem pensar nas consequências” da sociedade atual. Uma sociedade, onde fumar um charro é tão comum como beber água! Será que este é o futuro que queremos? Um dia mais tarde que consequências, os comportamentos dos jovens adolescentes, poderão trazer? Exato, todas estas perguntas vão surgir enquanto lêem o livro e depois a resposta passará pela vossa reflexão e observação daquilo que é retratado. Porque , meus caros leitores, acreditem, depois da leitura deste livro, NUNCA MAS NUNCA MAIS vão voltar a olhar para a nova geração com os mesmos olhos...!

Uma leitura recomendada a 100%, por uma jovem adolescente bem portuguesa! 

Nenhum comentário: